sábado, 28 de maio de 2011

Catedral da Sé

A Igreja, em seu estilo gótico modificado, teve sua construção iniciada em 1913 e só terminou quatro décadas depois. Esta demora foi conseqüência, sobretudo, da utilização de granito na maior parte das paredes. Em 1954, para os festejos do IV Centenário da cidade de São Paulo, a Catedral foi concluída e inaugurada faltando somente as torres, que seriam posteriormente finalizadas. É a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura, torres com 92 metros de altura cada, cúpula com altura de 65 metros e capacidade para oito mil pessoas. No acabamento foram utilizadas cerca de 800 toneladas de mármores raros, e, portanto, não é de se estranhar que possua um dos maiores órgãos em funcionamento da América Latina. O órgão da Catedral Metropolitana da Sé, construído em 1954 pela indústria italiana Balbiani & Bossi, tem cinco teclados manuais, 329 comandos, 120 registros e 12 mil tubos, cujas bocas, de forma gótica, apresentam relevos entalhados à mão.




Curiosidades: Sobre a catedral da Praça da Sé

· A Catedral está situada exatamente onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio. Este foi o fator topográfico que, somado ao motivo sentimental, fez com que a atual Catedral fosse construída no mesmo lugar da “velha Sé” - como era conhecida a matriz que foi demolida.

· A Praça sempre existiu para comportar o templo. Por isso mesmo o local sempre foi bastante agitado. A Catedral atraiu – e ainda atrai - grande número de pessoas não só para as missas, mas também por ser o ponto de concentração das saídas e chegas de procissões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário